Pesquisar
Home Artigos Gestão Objetivos e Metas - Mais um artigo de Internet tentando explicar a diferença

Objetivos e Metas - Mais um artigo de Internet tentando explicar a diferença

metas e objetivosEste breve artigo pretende ser realmente breve, mas pretende esclarecer um sem-número de artigos que encontramos na Internet e mesmo em obras especializadas sobre os conceitos "meta" e "objetivo". Os conceitos são utilizados em estratégia, qualidade, marketing, educação corporativa e outros segmentos organizacionais.

 

A diferença entre metas e objetivos, no jargão organizacional, é muito interessante e confusa. Podemos encontrar na internet, basicamente, os mesmos conceitos, utilizados de forma inversa. Em alguns sites, meta tem a definição "x" e objetivo tem a definição "y". Em outros sites, meta tem a definição "y" e objetivo tem a definição "x". Chegamos ao cúmulo de encontrar, no mesmo artigo, o autor ora usando meta="x" e objetivo="y" e, dois parágrafos depois, invertendo os conceitos.

 

Como solucionar isso? Não há solução, são acordos conceituais, convenções. O uso da expressão em inglês goal, traduzida para o português como "meta", ajuda mais ainda a criar confusão. Sim, é verdade, goal significa "meta" e na literatura organizacional, utiliza-se "meta" como um elemento maior e "objetivo" como um elemento menor. Assim, uma meta é composta de objetivos mensuráveis. Existe, inclusive, uma técnica denominada de S.M.A.R.T. para definir objetivos precisos. Então, na literatura americana, metas são maiores que objetivos que, por sua vez, devem ser definidas com o método S.M.A.R.T. (específico, mensurável, realizável, relevante e definido no tempo).

 

Nossa orientação, neste artigo, é apenas que você esteja preparado para encontrar os dois tipos de definição, que podem se diferenciar conforme o autor. Porém, nunca fugirá do escopo de metas/objetivos genéricos e metas/objetivos específicos, sendo esse último S.M.A.R.T., servindo inclusive como  indicador em diversas situações. Adapte-se à realidade de sua empresa, de sua instituição de ensino, de seu professor. Não contrarie a cultura organizacional, flexibilize os conceitos.

Última atualização (Qua, 23 de Outubro de 2013 16:16)